Sobre o Curso



Fernanda e Profª Hildete
 O curso de Interação dos Saberes sobre História e Culturas Africanas e Afrobrasileira, realizado pelo Núcleo de Estudos Africanos e Afrobrasileiros em Línguas e Culturas - NGEALC, vem para trazer subsídios para ampliar o conhecimento da história e das culturas africanas, assim como suas línguas e literarturas procurando discutir direitos e deveres no contexto de intolerancia religiosa, politicas afirmativas de melhoria da qualidade de vida, refletindo também sobre a influência da alimentação de origem africana na cultura brasileira.
Profª Hildete Costa e Juluana Ribeiro

Com a participação de pessoas de váriadas formações, o segundo módulo do curso busca a ampliação dos horizontes relacionados às questões étnico-raciais, a troca de experiências e vivências, o debate construtivo, a busca por outras respostas para novos e velhos questionamentos.
Fernanda cardoso e Juliana Ribeiro




Com a Coordenação competente da Profª Hildete Costa e o suporte eficiente da Secretária do curso, Fernanda Cardoso, O curso de Interação dos Saberes sobre História e Culturas Africanas e Afrobrasileira já obteve um grande êxito na sua primeira edição em 2011, tendo por este motivo, a sua cintinuação sido ansiosamente aguardada.
Alunos do curso

O curso, que por nossas mãos e mentes, já acontece nos planos físico e espiritual, agora também estará no plano virtual por meio desse Blog. Todos os conteúdos das Aulas e Palestras, bem como informaçoes e noviddes interessantes serão disponibilizadas aqui.

Uma abraço a todos!!!



PALESTRANTES

Profª Ivete Sacramento
A Implementação da Lei 10.639/03A

Ivete Alves do Sacramento, 56 anos, nasceu e cresceu em Salvador, no bairro de Cidade Nova, onde viveu toda sua infância e adolescência. Estudou na escola Princesa Isabel e seguindo os passos da mãe, optou pela carreira de educadora. Graduou-se na extinta licenciatura Curta em Português pela UFBA, em 1972 e, desde então, acumulou um extenso currículo acadêmico. Mãe de três filhos e militante do movimento negro, foi eleita, em 2002, a primeira reitora negra do Brasil, pela UNEB.


Profª Marli Geralda
Os Antigos Reinos da África


ProfªJuliana Ribeiro
A Contribuição do Canto dos Terreiros para a Música Afrobrasileira

A origem do samba narrada através da própria música. Assim revelam-se os dez anos de carreira da cantora, compositora e historiadora baiana, Juliana Ribeiro, 32 anos. Indicada ao Troféu Caymi na categoria “Cantora Revelação”, a artista vem direcionando sua trajetória através da pesquisa musical, focada nas manifestações culturais.

Historiadora e Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), ela apresenta um repertório harmônico incluindo diversos ritmos, como o Lundu, o Jongo, o Maxixe, os Sembas Angolanos e os Sambas-de-Umbigada.



Profª Denise Costa
Saúde do Povo de Santo


Profª Sueli Conceição
A Cultura Botânica nas Religiões de Matriz Africana


Pai Aristides
Direitos e Deveres do Povo de Santo

Aristides Oliveira Mascarenhas ( - ) mais conhecido como Pai Ari de Ajagunã, babalorixá do Candomblé do Ilê Axé Opô Ajagunã localizado em Salvador, Bahia. Pai Ari foi iniciado em 1970 pelo babalorixá Lídio de Oxoguian da ilha de Itaparica, que por vez é seu irmão carnal, que foi iniciado por Rufino Do Beíru. Em 1976 por razões pessoais,Pai Ari deixa o Axé Omin Guian de Pai Lídio e passa a se cuidar com Pai Rubelino de Xângo, Obaraim,Zelador esse do Ilê Asé Opô Aganjú,que é filho do Ilê Asé Opô Afonjá.




  • É o autor do Projeto de aposentadoria dos titulares de Terreiros de Candomblé, pelo código de identificação de nº 10.007 (Ministro de Culto).
  • Administrou a Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro na Bahia, FENACAB (Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro), fundada em 1946, hoje entidade de Utilidade Pública Municipal e Estadual , registrada no Conselho Nacional de Assistência Social. A FENACAB hoje tem mais de 5.000 casas de Culto cadastradas a nível de Bahia e mais 1.500 a nível de Brasil, com Coordenações Estaduais em:Minas Gerais, Rio de Janeiro, Macapá, Manaus, Curitiba, São Paulo Porto Alegre, Sergipe, Bahia, Goiás, Distrito Federal e Maranhão
Seu Terreiro foi tombado pelo IPAC em 2007.

Saiba mais


Profº Magnaldo Santos
Mitologia dos Orixás

Mestrando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Estadual da Bahia – UNEB; Pesquisador do Programa Descolonização e Educação – PRODESE; Especialista em História e Cultura africana e afro-brasileira pela Fundação Visconde de Cairu; Especialista em Consciência e Educação pela Fundação Ocidemnte - ISEO; Professor de Língua e Civilização Iorubá em cursos de extensão da UNEB (2001/2002), UFBA (1998/2002) e Fundação Gregório de Mattos (2002/2003); Consultor pela Secretaria Municipal de Educação de Salvador (SMEC) em Africanidades e Lei 10.639/03.


Profº Jaime Sodré
Religiões Afrobrasileiras: Forma de Organização e Resistência

Jaime Sodré (Salvador, ) PhD em História da Cultura Negra, é professor da UNEB e CEFET, mestre em História da Arte e tem doutorando em História Social. É Xicarongoma Ogan do Candomblé.


Profº Júlio César Barbosa
Educação Quilombola


Profª Sílvia Rita
A Dança de Matriz Africana na Perspectiva Física e Mental
rofssora de Dança/Arte educadora, Presidente do Núcleo de Arte e Cultura Rumpilé do engenho-NACRE-CEN-BA, Coordenadora do Grupo Cultural da Terceira Idade-G.C.T.I.

Prof ª Yeda Pessoa de Castro
Linguagem Religiosa Afrobrasileira

Professora aposentada da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a pesquisadora possui um extenso currículo, reconhecido internacionalmente, em torno dos aspectos culturais do continente africano. Sua reflexão enfoca especialmente as relações entre língua e identidade.

Atualmente, Yeda Pessoa de Castro é coordenadora do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em Línguas e Culturas (Ngealc), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, e consultora técnica do Museu da Língua Portuguesa (SP).


Saiba mais


Profº Ivo Ferreira
A Mídia e A Cultura Étnica

Professor - Língua Portuguesa, Comunicação, Metodologia, Teoria da literatura e Lit.brasileira. na Uneb (Univ. estadual da Bahia -Plataforma Freire); Faculdade Montessoriano de Salvador - Ba

Profª Hildete Costa

Profª Vanda Machado

Profª Francisca Paula

Yá Valnízia de Ayrá

Profº Rogério Vidal

Profª Amanaiara Conceição

Profª Jerusa do Rosário

Baba José Antônio

Yá Jaciara Ribeiro

Secretário Ailton Ferreira





Idealização, criação e colaboração
Sandro Augusto Santos - Participante

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Fotos do Encerramento

Fotos da visita ao Terreiro Mokambo

Clique aqui e saiba o que há de novo no Blog..

Leia o Estatuto

LAMENTO NEGRO (fragmento)


Eu sinto em minhas veias o grito dos cafezais.
Enxergo em minhas mãos a sombra dos meus irmãos
vergastados pelo chicote dos senhores da terra.

Aqueles que carregam o Brasil nas costas
não têm túmulos nem legendas;
seu sono não é velado,
seu nome ninguém conhece.

Hoje eles seguem a sina de uma sorte inglória...


(Prof. Eduardo de Oliveira)