Destaques




Segunda-feira às 14h, no auditorio da UNEB do...
DjBranco Cmahiphop25 de Outubro de 2012 17:14
Segunda-feira às 14h, no auditorio da UNEB do Cabula.
http://www.irdeb.ba.gov.br/evolucaohiphop/?p=6371
Seminário: Cultura, Juventude e Participação Social « Evolução Hip Hop
www.irdeb.ba.gov.br

A proposta doSeminário Cultura, Juventude e Participação Socialtraz, a perspectiva de apresentar os ...

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INSCRIÇÕES ATÉ AMANHÃ, 26/10/12...
Zelinda Barros25 de Outubro de 2012 16:53
Fazer Valer a Lei 11.645/08: Seminário "A Bahia e a lei n. 10.639/03: desafios e perspectivas" - BA
fazervaleralei.blogspot.com

01 - Independência da Nigéria, África / 196001 - Fundação, na PUC, do Núcleo de Estudos Afro-Brasile...
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Essa e para quem gosta de cultura e diversão....
Yalodê Cabelos Naturais25 de Outubro de 2012 10:13
Essa e para quem gosta de cultura e diversão.
nos dia 12 a 17 de novembro acontecera a semana baiana de HipHop em Salvador com Palestras, debates e atracões Locais e Nacionais não perca esse evento que ira Celebra o dia Mundial do HipHop, curta a pagina e fique por dentro.https://www.facebook.com/SBHH2012
Semana Baiana de Hip-Hop
"Promovido pelo Coletivo Boom Clap em parceria com o Coletivo Positivoz e Circuito Fora do Eixo
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Da Fundação Pedro Calmon: #VOCÊ SABIA? Em 25...
Xiko Lima24 de Outubro de 2012 19:17
Da Fundação Pedro Calmon:
#VOCÊ SABIA? Em 25 de outubro de 1836, uma multidão destruiu o cemitério do Campo Santo, em Salvador. Inaugurado três dias antes, por uma companhia privada que teria o monopólio dos enterros por trinta anos. Até aquela data, os baianos eram enterrados nas igrejas, agora interditadas aos mortos por influência das ideias higienistas europeias. Saiba mais: http://migre.me/biGEx
Cemiterada
www.bv2dejulho.ba.gov.br

Biblioteca Virtual 2 de Julho, uma biblioteca temática, especializada na História da Bahia
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Título: História da Educação do Negro e outras...
Xiko Lima22 de Outubro de 2012 10:11
Título: História da Educação do Negro e outras histórias

LINKS PARA DOWNLOAD:
http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001432/143242por.pdf

Autor: Organização: J...


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Título: Dimensões da inclusão no Ensino Médio:...
Xiko Lima22 de Outubro de 2012 10:08
Título: Dimensões da inclusão no Ensino Médio: mercado de trabalho, religiosidade e educação quilombola
Autor: MEC /SECAD

LINK PARA DOWNLOAD:
http://www.alexan/...
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Título: Educação anti-racista: caminhos...
Xiko Lima22 de Outubro de 2012 10:07
Título: Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03

LINK PARA DOWNLOAD:
http://futraco.wikispaces.com/file/view/anti_racista.pdf

Aut...


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http://www.youtube.com/watch?feature=player_det...
Clarissa de Albergaria20 de Outubro de 2012 00:38
O Livro Egipcio dos Mortos COMPLETO
www.youtube.com

Veja como foi achado o único exemplar intacto e totalmente preservado desta obra
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Título: A Influência Africana no Português do...
Xiko Lima18 de Outubro de 2012 19:44
Título: A Influência Africana no Português do Brasil
Autor: Renato Mendonça

LINK PARA DOWNLOAD: http://www.funag.gov.br/biblioteca/index.php?option=com_docman&...
Fundação Alexandre de Gusmão


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29 de SETEMBRO TEM GRUPO PERFIL NA UNIÃO DA VELHA-GUARDA DO SAMBA DA BAHIA



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Roda de Diálogo Revolta dos Búzios: A Luta Por Liberdade, Igualdade e Direitos

22 de setembro de 2012 em Salvador-Ba

O Instituto Búzios realizará no dia 22 de setembro de 2012 a Roda de Diálogo “Revolta dos Búzios: A Luta Por Liberdade, Igualdade e Direitos”. O encontro é voltado para professores, intelectuais, lideranças do movimento negro e estudantes. O evento finaliza o ciclo de comemorações promovido em Salvador por diversas organizações negras para marcar os 214 anos da Revolta dos Búzios de 12 de agosto de 1798.

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SITE TERRITORIO PRETO - FILMES RACIAIS

Meus caros irmãos e irmãs de origem africana, este blog tem o propósito de difundir os vários filmes sobre a temática racial que trabalhem os valores de amor, família, superação, resisência, história e luta do povo preto.

O site território preto, o primeiro site específico sobre filmes raciais de pretos do Brasil, criado nos idos de 2008, tem caráter pan-africano e educativo. Seu criador, tem mais de 400 filmes (fora os documentários) sobre o povo preto.
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Quilombolas da Amazônia discutem regulamentação da Consulta Prévia garantida na Convenção 169 da OIT


Trinta lideranças quilombolas de diversas regiões do Pará participarão da oficina “Os Quilombolas e os desafios da regulamentação da Consulta Prévia”, promovida pela Comissão Pró-Índio de São Paulo e Malungu – Coordenação Estadual das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará entre os dias 7 e 9 de agosto na cidade de Belém. Este é o segundo evento realizado com objetivo de preparar índios e quilombolas para participar e influenciar o processo de regulamentação da consulta livre, prévia e informada. O evento conta com apoio financeiro ASW- Aktionsgemeinschaft Solidarische Welt e.V., Christian Aid e ICCO.

Situadas numa região muito rica em recursos naturais, comunidades quilombolas da Amazônia sofrem diversas pressões com projetos de empreendimentos hidrelétricos ou de extração de madeira e minério, entre outros. Todas estas intervenções demandam consultas prévias das comunidades afetadas, de acordo com a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificada pelo Brasil. No entanto, o que se observa é que o direito a consulta prévia não vem sendo respeitado, fato apontado pelo Comitê de Peritos da própria OIT em relatório divulgado no início desse ano

Um exemplo de desrespeito à consulta prévia é observado com os quilombolas de Oriximiná (Pará), que estarão presentes à oficina. O governo federal outorgou concessões de lavra de bauxita para a Mineração Rio do Norte que incidem em dois territórios, onde vivem 12 comunidades quilombolas. Esse ano, a empresa iniciou os trabalhos de preparação para a extração mineral sem que fosse realizada consulta ou mesmo uma comunicação oficial aos quilombolas.


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Algumas considerações sobre as Folhas Sagradas(Ewé)

Fonte:http://www.orixas.com.br/

Ko si ewé kosi Orisa
 "Sem folhas não há Orisa"
 


Desde os tempos remotos ouvimos dizeres, sortilégios, bem feitos com nossas Ervas Sagradas, temos referências de muitas em nossas vidas atribuídas em tudo que passamos a Ingerir, digerir, sentir, tais sensações despertam diversas sensações, como Bem-estar, vibrações que passam por nossos músculos a cada sentido que se choca com nosso corpo físico, sim a Energia da Natureza, a Energia do Orisa, a energia do Mundo.
 


Existem diversas folhas com diversas finalidades e combinações, nomes e considerações dos nomes, fato que muito impressiona a quem as manipulam dentro de Asé. Temos que ter muitas consciência de como usá-las para que não sejamos pegos de surpresa por energias que são invocadas quando a maceramos, quando colocamos o sumo da Erva em contato com nosso corpo,  quando a colhemos.



Ewé, assunto este muito diversificado, muito delicado porque cada nação traz seu ritual porém folha é para mesma finalidade, trazer energias boas e positivadas, tirar energias ruins e maléficas em muitos casos, trazer resposta de algo se é necessário para o individuo que a usa.
 


Abaixo aqui deixo alguns de meus conhecimentos em Ewé e que Ossanyin ouça sempre nossas Aduras (Rezas):
 

Nome Yorubá - Àbámodá
Nome científico - Bryophillum calcinum/ Kalanchoe pinnata
Nome popular - Folha da Fortuna, folha grossa, Milagre de São Joaquim

 

Considerações: Usadas em Cerimônias em Ilè Ifé, Terra de Ifá, para Obatalá e Yemowo conhecidas nas terras de Orisas como Erun odundun, Kantí-Kantí, Kóropòn segundo Pierre Verger.



Alguns de seus nomes tem significado importante, Àbámodá significa "o que vc deseja vc faz",mas caso necessária para outras atribuições como substituta do Odundun (Folha-da-Costa), deve ser chamada  erú odundun cujo nome significa "Escravo de Odundun", é uma folha muito positiva e considerada de muito prestígios pelos adeptos, em suas folhas nascem brotos nas bordas cujas este representam sinal de prosperidade, fato esse de ser importante na composição do Àgbo.



No Brasil considerada do Orisa Sango por muitos Zeladores porém muitos a usam para os Orisas Funfun Como Osala e Ifá.



Uso medicinal- Diurético e sedativa, combate nevralgias, encefalias, dores de dente afecções das vias respiratórias, externamente contra doenças de pele, feridas. furúnculos, dermatoses em geral .
 

Nome Yorubá-Ajobi,Ajobi Pupá, Ajobi oilé
Nome científico- Schinus therebenthifolius
Nome popular- Aroeira-comum, aroeira vermelha, pimenta do Peru

Considerações:

Encontradas em regiões nordeste sudeste e Sul, nos candomblés jeje-nagôs são usadas nos sacrifícios de animais quadrúpedes forrando-se o chão com ela, agrada muito o Orisa para o sacrifício. As Crenças enraizadas dizem que pela manha esta Ewé pertença a Ogun a tarde pertença a Esu e ainda sirva para vestir Ossanyin. Seus galhos são utilizados para ebós e sacudimentos.



uso na medicina: Anti-Reumático,sua resina serve para combater bronquites crônicas casca quando cozida, indicada contra feridas, tumores , inflamações em geral, corrimentos e diarréias.
 

Nome Yorubá-Ajobi Funfun, Ajobi jinjin
Nome Científico- Lithaea molleoides
Nome Popular-Aroeira branca, aroeira de fruto do mangue, aroeirinha.
 

Considerações:

Encontradas nos estados do nordeste ao sul principalmente, usada em sacudimentos, sendo considerada uma folha gún( quente), utilizadas em banho de descarrego porém seu uso é muito restrito pois não se deve levar esta folha a cabeça para banho. Em algumas casas é proibido seu uso pois dizem as crenças, que está folha desprende emanações perigosas a quem dela se aproxima necessitando uma cautela significativa para colhê-la, reações, como perturbações na pele e nos olhos,


Uso na medicina:

Excitante e diurética , o cozimento da casca serve para combater diarréias infecções das vias urinarias.....


Algumas informações tiradas do livro de Estudo Ewé Orisa de José Flávio Pessoa de Barros, conhecedor nato das folhas.
 

Nome Yorubá- Akòko
Nome científico- Newboldia laevis Seem
Nome popular-Acoco


Considerações:

Origem África, considerada arvore abundante, provedora de Propriedade, assim diz as explicações no livro Ewé Orisa de José Flavio Pessoa de Barros, Atribuída ao Orisa Ossanyin e Ogun, esta Arvore na África acomoda em suas sombras assentamentos do Orisa Ogun onde seu culto é Extenso ,na cidade de Iré .


Também usada no culto aos Ancestrais goza de muito prestigio em nossa Religião.
 

Nome Yorubá- Amúnimúyè
Nome científico- Centratherum punctatum
Nome popular- Balainho de velho, perpétua


Considerações:

“Planta considerada misteriosa devida atribuição de seu nome cujo “significa “ apossa-de de uma pessoa e de sua Inteligência”, por isso usada na iniciação e no agbò de Orisa seu objetivo facilitar o transe do Iyawo que está pra nascer, porém esta folha detém este nome pela relação que tem com uma Lenda e que Ossanyin da um preparo para Ossossi beber, no qual depois caiu em um esquecimento profundo passando acima morar nas matas com Ossanyin. Ressalto que este preparo vai muitos outros ingredientes no entanto está Ewé seria considerada indispensável junto a outras.
 

Nome Yorubá- Apáòká
Nome científico- Artocarpus integrifolia
Nome popular- Jaqueira


Considerações:

No livro Ewé Orisa esta arvore de Origem Indiana medra em diversas regiões inclusive  África e Brasil.



Apáòká significa Opa= cajado, cetro+ Oká= serpente africana, nome de uma entidade fito mórfica considerada a mãe de Osossi, cultuada em uma Jaqueira.É uma arvore Sagrada, suas folhas são usadas para assentar Esú e em banhos para os filhos de Sango, porém seus frutos não devem ser consumidos por esses iniciados



Seu nome na África Tapónurin cita Verger.



uso medicinal: Os caroços  da Jaca  assados ou cozidos são afrodisíacos, a folha é usada como  estimulante, antidiarréico, antiasmático e expectorante.



Citação de Joje Flávio Pessoa de Barros.
 

Nome Yorubá- Étipónlá
Nome cientifica- Boerhaavia difussa L.
Nome popular- Erva Tostão, bredo de porco, pega pinto, tangaraca

Considerações:

Encontrada em todo território nacional atribuída a Sango e Oya goza de grande prestígio nos terreiros como planta "contrafeitiços", ao atribuí-la ao banho deve se ter cautela pois em demasia pode provocar reações alérgicas no corpo.reverenciada  nos rituais de folha com korin  (Ifá owó ifá omo, Ewé Étipónlá 'Bà Ifá orò' cujo significado diz:" Ifá é dinheiro, Ifá são filhos, a folha de Étipónlá é abençoada por Ifá "



uso medicinal: combate afecções renais e das raízes desta Planta se faz um vinho que é diurético  e regularizador  das funções hepáticas.
 

Nome Yorubá- Ewé Ogbó
Nome cientifica- Periploca nigrescens
Nome popular- Cipó-de-leite, orelha de macaco, folha de leite, Rama de leite.

Considerações:

Planta trazida do continente africano pelo povo Nagôpara o Brasil, encontra-se em florestas sombreadas ou nos próprios terreiros de Candomblé.



Todos os iniciados podem usá-la sem restrição porém seu dever que é tirar a consciência do filho de santo só é ativado quando combinados com outras folhas.



Dizem os mais velhos que a estória dos Orisas narra esta folha como a primeira a se liberada por Ossanyin quando se fez o Vento de Oya, passando a ser folha de Ossossi porém em algumas outra nações ela é quista com folha principal de Osala, citação de minha pessoa.



Uso Medicinal: Tratar Epilepsia. Outros nomes que são atribuídos a ela são, Ogbó funun, Ogbó pupa, Asogbókan, Asóbomo e gbólogbòlo, cita Verger.
 

Nome Yorubá: Ewé Ojúùsajú
Nome cientifico: Petiveri Alliacea L.
Nome Popular: Guiné, guiné pipiu, erva-guiné, erva de alho. 

Considerações:

Folha encontrada em todo território nacional, porém Verger diz que está Ewé foi levada do Brasil para Nigéria.



Usada para defumações e sacudimentos de pessoas e de casas cujo ação é contra Eguns e "Esus" negativos e em banhos para lavar fios de conta e até cabeça de filhos de santo, atribuída a Ossossi e a caboclos.



Na África usada por Babalawos  para combater feitiços e obter respeito de "Yami" cita Verger.


Os filhos de Osala e Yemonja em cuba são proibidos de usar esta folha, pois é considerada  Ewó em suas origens.


Uso medicinal:


Contra dores de cabeças, enxaquecas, nervosismo e falta de memória, porém em muita quantidade pode atingir as vistas  chegando provocar até perda da visão pois é uma Ewé tóxica principalmente a Raiz.



A Tintura que se obtém desta Ewé tem uso externo em fricções no combate a paralisia  em geral e reumatismo e a raiz usada contra dor de dente.



Salvo Professor José Flavio Pessoa de Barros
 

Nome Yorubá- Ewé Lárà Funfun
Nome cientifico- Ricinus communis L.
Nome popular- Mamona, Mamona Branca, mamoneira, Palma de Cristo.

Considerações:

De origem Africana que era encontrada no Antigo Egito. Ocorre com muita fartura em todo território nacional.



Folha com diversas finalidades nas festividades como Olubajé ritual de Obalwuayie, Sassanhe, Ebós etc...



Atribuída a Osala é uma folha muito usada pelos adeptos, sendo indispensável em alguns rituais.



Uso medicinal:



As folhas cozidas com sal podem aliviar o inchaço dos pés, e contra prisão de ventre uma vez que esta Ewé possui uma semente que paralelamente é absorvido dele o óleo de Rícino, é purgativo.
 


Texto e Adaptação de Amaro Santana Silva Netto(Babalossanyi)

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LAMENTO NEGRO (fragmento)


Eu sinto em minhas veias o grito dos cafezais.
Enxergo em minhas mãos a sombra dos meus irmãos
vergastados pelo chicote dos senhores da terra.

Aqueles que carregam o Brasil nas costas
não têm túmulos nem legendas;
seu sono não é velado,
seu nome ninguém conhece.

Hoje eles seguem a sina de uma sorte inglória...


(Prof. Eduardo de Oliveira)